LilySlim Weight loss tickers

LilySlim Weight loss tickers

Daisypath Happy Birthday tickers

Daisypath Happy Birthday tickers

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Eu e a organização doméstica....Regra #1

No seguimento deste post , aqui vai algumas dicas e regras que já consegui implementar a mim própria....

Dica # 1

Para quem tem filhos pequenos , as manhãs são sempre complicadas pois por vezes eles não colaboram connosco, queremos vesti-los e eles fazem birras com a roupa, não querem lavar os dentes etc etc etc....e nós todas atarefadas em escolher a roupa, fazer pequeno almoço, fazer lanche para a escola...ufa...depois desta luta matinal são muito poucas as mães que tem tempo e vontade para se arranjarem, colocarem um baton, arranjarem melhor o cabelo...etc. Mas não deve ser assim. Nós mães não nos devemos anular em prol dos filhos, tambem devemos ter um tempinho para nós de manhã, para nos arranjarmos, pois a nossa auto estima é muito importante....Posto isto, arranjei algumas soluções para acabar com as birras matinais.
Se são voçês que escolhem a roupa dos vossos petizes e eles sismam que nunca querem vestir aquilo que escolhem, coloquem a coisa ao contrário, ou seja (vou exemplificar como fiz cá em casa):

Fiz umas etiquetas com cartolina (deixem o vosso filho/a escolher a côr da cartolina), com os dias da semana,
Ao Domingo ao final da tarde, vamos para o quarto, e com a minha supervisão claro, (senão saiam combinações de roupas um pouco estranhas),  sentamo-nos na cama de frente para os guarda vestidos, e elas escolhem o que querem vestir, conforme o horário escolar (que também fiz em cartolina A5 e coloquei num quadro na cozinha para elas terem acesso, conforme podem vêr).

 
   
Toda a roupa que escolhem para cada dia é pendurada na mesma cruzeta e a etiqueta tambem....Depois de todas as indumentárias escolhidas, as cruzetas são colocadas numa ponta do guarda vestidos, assim todos os dias de manha é só ir buscar a cruzeta correspondente ao dia e pronto....Aqui e casa resultou muito bem, mas às vezes não vai à 1ª, mas NUNCA CEDAM aos caprichos de ultima hora, pois quando eles perceberem que é assim que funciona, acabam-se as birras !!!

Com este sistema consegui:
  • Poupar tempo, pois faço isso só uma vez por semana (bem melhor do que fazer todos os dias antes de deitar);
  • Poupar a  minha paciência (muito importante !!!!)
  • Dar-lhes autonomia para escolherem aquilo que querem vestir, sabendo que por ex. às 4ªs e 5ª têem ginástica e tem mesmo que levar fato de treino.
  • Incutir alguma responsabilidade - Antes de irmos escolher a roupa, são elas que tem que verificar os horários escolares...

Nota: esta regra, obriga-me (é esse também o objectivo),  a mim também a ter a roupa das miúdas em dia no guarda vestidos, para elas terem opções de escolha, senão reclamam logo :)


Muito importante: para criar esta regra, inspirei-me numa menina super, hiper organizada, que tem um blog que eu sigo religiosamente todos os dias www.organizaracasa.com. Obrigada Mónica !!!
E então, que acham ?

1 comentário:

  1. Olá.

    Bjinho grande para ti.

    Menina organizada é menina feliz :-)

    ResponderEliminar